Nova Cosméticos | Produtos Agradal e Loção Nova A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas compras

adicionado ao seu carrinho de compras.
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Beleza 02.06.21 POR Nova Cosméticos | Produtos Agradal e Loção Nova

Skincare: o que é e qual a importância desse cuidado?

Saber o que é skincare é importante porque isso pode melhorar a saúde da sua pele e auto-estima em apenas alguns minutos. Corre aqui e veja como começar!

skincare o que é

O cuidado com a nossa saúde vem aumentando dia a dia. Da alimentação ao bem-estar emocional, nós nunca nos cuidamos tanto, principalmente após as lições aprendidas na pandemia. Nesse cenário, uma palavra em especial vem ganhando destaque nas revistas e blogueiras: skincare. Você sabe o que é?

Skincare é o grande aliado para promover a sua saúde física e mental. Isso porque, quando paramos para cuidar da nossa pele, na verdade, estamos tirando um tempo para a nossa saúde e autocuidado. Ou seja, estamos cuidando do bem-estar, da autoestima e do nosso interior.

Assim, se saúde é cuidar de dentro para fora e de fora para dentro, que tal começar a pensar mais em você? Neste conteúdo, vamos mostrar tudo sobre skincare: o que é, qual sua importância, principais benefícios e, ainda, como iniciar agora mesmo. Vamos lá!

Skincare: o que é?

O termo skincare vem do inglês e significa, em tradução literal, “cuidados com a pele”. Ele é utilizado para descrever os passos e os produtos que fazem parte da rotina de cuidados faciais e corporais.

Diferentemente do que as pessoas imaginam, ele não requer muito tempo livre. Nada disso! Apenas alguns minutos por dia já fazem uma grande diferença.

Skincare: quando surgiu? 

Você até pode achar que skincare é algo do momento. Mas, o que poucos sabem é que o conceito remete à época dos antigos gregos e romanos. Milênios atrás, eles utilizavam mel como hidratante, e óleos e areia como um protetor solar natural.

Skincare: o que é e qual a importância desse cuidado?

Além disso, os servos preparavam banhos relaxantes aos seus senhores, incluindo óleos aromáticos e perfumes para acalmar e dar brilho à pele. 

Na China, o primeiro cuidado registrado foi em 1760 antes de Cristo, acredita? Lá, o visual pálido natural era muito valorizado e, por isso, as pessoas utilizavam pós faciais feitos de chumbo e clareadores de pele à base de cogumelos.

A pele clara também se popularizou na Europa, o que aumentou a demanda por produtos que favoreciam essa tonalidade. E como o banho não estava muito na moda, os cuidados envolviam basicamente o retoque da maquiagem.

É claro que o skincare como conhecemos demorou um pouco para surgir. Porém, o que queremos mostrar é que as pessoas cuidavam da pele dentro das suas possibilidades. Ou seja, não existia uma indústria cosmética e, portanto, cada um encontrava os produtos que lhe proporcionavam maior bem-estar!

Agora que você entendeu um pouco sobre o que é skincare, que tal conhecer sua importância e os principais benefícios que essa prática oferece? Afinal, como diria o ditado, a diferença está nos detalhes. 

Skincare: por que é tão importante realizar?

Adotar uma rotina de skincare é importante por uma série de motivos. Um deles é o fato de ajudar a manter a sua pele bonita e saudável. Isso significa que você estará ajudando a saúde do seu corpo e também trabalhando melhor a sua autoestima, evitando, os temidos cravos e espinhas, por exemplo.

Por isso, com uma rotina de skincare diária, você previne problemas de pele – e os altos custos que a correção envolve. E mais: coloca a sua autoestima lá em cima, uma vez que se sentirá bem consigo mesma!

Assim, dá só uma olhada nos principais benefícios de realizar um bom skincare:

Aqui, valem 3 observações:

1 – Opte por produtos de qualidade, que sejam eficazes, e respeitem a natureza e o meio-ambiente, como livre de testes em animais e microplásticos, por exemplo.  

2 – Os benefícios que citamos não aparecem de uma hora para outra, tá? É como querer construir uma parede. Colocar um tijolo de vez em quando não vai adiantar nada. É preciso construir um pouquinho todos os dias para alcançar o resultado esperado. E nós garantimos, vale a pena!

3 – Lembre-se que não existe pele perfeita. Existe pele saudável!

Afinal, como fazer meu skincare?

Agora, chegou a hora que você tanto esperava. Isso mesmo, vamos mostrar um passo a passo para realizar o seu skincare, o que é essencial para melhorar a aparência da sua pele como um todo. Veja só: 

Passo 1 – Lave o rosto 

A primeira etapa envolve a limpeza do rosto. Ela é indispensável porque elimina as impurezas da pele, além de higienizar os poros para o tratamento que irá se seguir. 

Skincare: o que é e qual a importância desse cuidado?

Opte, aqui, por um sabonete de limpeza específico para o rosto e que seja adequado ao seu tipo de pele. Isso é importante porque eles respeitam a sua condição e mantêm o pH fisiológico. Para complementar, esfolie o rosto de 2 a 3 vezes por semana, nunca mais do que isso. Mas cuidado, esfoliantes caseiros podem ser prejudiciais à pele.

Passo 2 – Finalize a limpeza com água micelar

Para garantir que o seu rosto está totalmente limpo, realize a limpeza dupla. Ou seja, após lavar, passe um algodão embebido com água micelar, para remover as impurezas integralmente. Ela contém micelas, que são partículas que aglutinam e eliminam a sujeira, como um imã.

Skincare: o que é e qual a importância desse cuidado?

Se preferir, você também pode aplicar uma solução adstringente. Lembre-se de escolher, porém, uma versão sem álcool, para não prejudicar a sua pele. 

Passo 3 – Foque na hidratação

Depois da higienização, é essencial aplicar um hidratante, de preferência com textura leve e refrescante. Essa etapa é indispensável mesmo se você tem pele oleosa, viu? Afinal, o ressecamento pode elevar a produção de sebo, piorando o aspecto. 

Passo 4 - Agora é hora de aplicar o seu tratamento

Depois da hidratação, é momento de aplicar o seu cosmético de tratamento. Ou seja, o produto específico de acordo com as suas necessidades.

Você pode utilizar um Creme Secativo, com ativos seborreguladores equilibram a oleosidade excessiva da pele, acalmam as irritações cutâneas e reduzem os poros evitando a entrada de novas impurezas. Com isso, é possível prevenir e atenuar cravos e espinhas. 

Skincare: o que é e qual a importância desse cuidado?

Caso seu problema seja com relação a manchas, vale a pena apostar em um Creme Clareador Gradual, que irá revitalizar e suavizar visivelmente as diferenças de tonalidade da pele, deixando-a uniforme e hidratada.

Se o seu objetivo for uma pele mais firme e com menos linhas de expressão é recomendado utilizar produtos com ação antioxidante, como os ricos em Q10, uma coenzima poderosa no combate ao envelhecimento.  

Passo 5 – Aplique o seu protetor solar 

Essa é aquela etapa que precisa fazer parte do seu skincare faça chuva ou faça sol, no escritório ou na praia. Afinal, a radiação solar é uma das principais causadoras do envelhecimento precoce (o chamado fotoenvelhecimento) e câncer de pele. Portanto, atenção redobrada nesta etapa!

Skincare: o que é e qual a importância desse cuidado?

Dica bônus: cuide do seu corpo todo!

Apesar de, normalmente, vinculamos o skincare aos cuidados da face, o seu corpo como um todo também merece atenção. Afinal, seus pés, mãos e até cutículas podem ficar ressecados, necessitando de hidratação especial. Sem falar nas suas pernas, que precisam estar sempre bonitas para aquela arrasar naquela saia. 

Sendo assim, esse passo nada pode ser resumido no seguinte: cuide de você. Afinal, cuidando de toda a sua pele, você estará se valorizando.

O que você achou do nosso conteúdo? Consegui entender o que é skincare?

Vamos combinar que realizá-lo não é um bicho de 7 cabeças. Afinal, basta escolher produtos de qualidade, que respeitam a natureza e os animais, para esse cuidado se tornar ainda mais prazeroso!

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co