Nova Cosméticos A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas Compras
Você adicionou ao seu carrinho de compras.

O que deseja fazer agora?
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Dicas 03.06.19 POR Nova Cosméticos

Pés Ressecados: quais as causas e tratamentos?

Ninguém merece andar por aí com pés ressecados! Descubra as causas e tratamentos para ter pés sempre lindos e saudáveis.

Pés Ressecados: quais as causas e tratamentos?

Quando pensamos em ressecamento da pele, normalmente pensamos em regiões como rosto, mãos e pernas, mas dificilmente lembramos dos membros responsáveis por nos colocar em movimento: os pés. Apesar de esquecermos deles, pés ressecados são ocorrências bastante comuns.

A saber, 20% das pessoas com mais de 21 anos de idade já sofreram com fissuras nos membros inferiores, especialmente na região dos calcanhares. Para muitos, a situação nada mais é do que uma questão estética. Mas, para outros, o ressecamento é tão profundo que o simples ato de caminhar ou correr pode se tornar desconfortável.

A boa notícia é que o problema tem tratamento!

Antes de explicar quais são as melhores práticas para pés ressecados, precisamos entender por que isso acontece.

As causas de pés ressecados

O ressecamento da área dos pés, apesar de bastante comum, pode ocorrer por diversos motivos. Desde aqueles relacionados a práticas diárias, como passar muito tempo em pé, usar calçados abertos e caminhar descalço(a) em terrenos desfavoráveis; até condições médicas, como infecção por fungos, deficiência de vitaminas, diabetes e hipotiroidismo.

Os níveis de ocorrência do ressecamento também podem variar de acordo com a época do ano. Nos meses mais frios, é comum ficarmos com a pele mais seca e o uso de hidratantes corporais costuma ser mais frequente para combater o problema. Já no verão, a principal causa de pés ressecados é a intensa exposição ao ambiente, que inclui nossos momentos de lazer na praia e na piscina, por exemplo.

As chances de aparecimento de calos, bolhas, rachaduras, fadiga e ressecamento dos pés são mais altas entre as mulheres. Segundo o IPFH (Instituto de Saúde Preventiva dos Pés, nos Estados Unidos), a população feminina está duas vezes e meia mais propensa a sofrer com pés ressecados do que a masculina.

Dentre os principais sintomas estão escamação, coceira, vermelhidão, dor, sangramento e até mesmo perda de sensibilidade na região.

Calma! Não estamos dizendo tudo isso para te assustar. Até porque agora vem a parte boa.

Entendidas as causas e sintomas para pés ressecados, chegou o momento de saber como tratá-los e evitar que o ressecamento volte.

Tratamento para pés ressecados

Manter os pés lisinhos não é uma tarefa difícil. Basta seguir algumas dicas básicas e encontrar os produtos ideais para te ajudar com esta rotina.

O primeiro ponto de atenção no combate aos pés ressecados é o processo de secagem. Em outras palavras, seque bem os pés. Seja saindo da piscina, do banho ou de um escalda pés, este é um momento importante. Atenção especial entre os dedos, para evitar o aparecimento de fungos.

Depois de secos, utilize uma lixa ou pedra pome para retirar o excesso de pele. Cuidado com a intensidade dos movimentos. Para casos mais simples, a esfoliação é a aliada mais indicada e menos agressiva para este propósito.

Com os pés totalmente secos e limpos, finalize o processo com a aplicação de um hidratante sobre a área e pronto!

Se tiver dúvidas na hora de escolher um creme de sua preferência, dê uma olhadinha na composição. Os melhores agentes hidratantes para combater pés ressecados são:

É muita opção boa para acabar de vez com os pés ressecados, não é mesmo?

Bônus: dicas para evitar pés ressecados

Para fechar, deixamos aqui algumas dicas pontuais complementares, que podem te ajudar a manter seus pés mais saudáveis e bonitos:

Hoje, existem ótimas opções de cremes hidratantes que combinam vários desses agentes emolientes, tornando o tratamento barato, de fácil aplicação e ótimos resultados!

E você, o que tem feito para manter o ressecamento dos pés bem longe de você? Compartilhe suas dicas nos comentários!

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co
Conecte-se com seu Facebook na Nova Cosméticos

Primeira vez
por aqui?

Preparamos uma surpresa
incrível para você! Conecte-se com
seu Facebook para descobrir.