Nova Cosméticos | Produtos Agradal e Loção Nova A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas compras

adicionado ao seu carrinho de compras.
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Dicas 31.05.21 POR Nova Cosméticos | Produtos Agradal e Loção Nova

Oleosidade na pele: 15 mitos e verdades que você precisa saber agora!

Muito se fala sobre oleosidade na pele. Mas, o que é mito e verdade? Esclarecemos algumas afirmações comuns para direcionar melhor os seus cuidados!

Oleosidade na pele

Controlar a oleosidade na pele é uma luta que muita gente trava no dia a dia. Afinal, além da questão estética, o excesso de sebo — nome correto para o “óleo” — pode impactar na saúde e levar à ocorrência de doenças como acne severa e dermatite seborreica, por exemplo, além dos clássicos cravos e espinhas.

Nesse cenário, é claro que surgem diversas fake news sobre o tema, fazendo com que as pessoas mudem hábitos e realizem tratamentos equivocados que não apresentam eficácia alguma. Em contrapartida, existe muita verdade na internet, incluindo pesquisas científicas sérias e fatos comprovados por especialistas da área.

Então, como saber o que é certo e errado? 

Os 10 mitos mais comuns sobre oleosidade na pele 

Abaixo, você verá os principais mitos e verdades sobre oleosidade na pele para que consiga, enfim, adotar os melhores cuidados. Vamos lá!

Mito 1 – A pele oleosa é resultado de uma dieta rica em gordura

Não existe nenhuma pesquisa que demonstre que uma dieta rica em gordura é a grande responsável pela oleosidade da pele. O que se sabe é que a produção excessiva de sebo por parte das glândulas sebáceas causa isso. 

Oleosidade na pele: 15 mitos e verdades que você precisa saber agora!

Mito 2 – A sua alimentação não tem impacto algum sobre a produção de óleo na pele

Embora uma dieta rica em gordura não tenha ligação comprovada, o consumo de açúcar pode sim contribuir para a oleosidade na pele. Porém, não significa que todas as pessoas terão os mesmos reflexos, pois isso é mais frequente em indivíduos sensíveis ao açúcar e depende do metabolismo de cada um.  

Mito 3 – Pele oleosa não precisa de hidratante

Engana-se quem acredita que o hidratante aumenta a quantidade de óleo na pele. Na verdade, geralmente, quem luta contra a oleosidade tem a pele desidratada. Isso ocorre porque, na tentativa de eliminar o sebo, a pessoa acaba higienizando o rosto constantemente — seja lavando 4x ao dia, ou usando adstringente em excesso. Logo, ela compensa essa falta de oleosidade produzindo ainda mais óleo — o chamado efeito rebote

Oleosidade na pele: 15 mitos e verdades que você precisa saber agora!

O ideal, com isso, é procurar por produtos específicos para o seu tipo de pele, como os oil free, para buscar o equilíbrio e higienizar apenas o necessário

Mito 4 – Usar protetor solar piora o aspecto oleoso da pele

Não é de hoje que o protetor solar possui uma má reputação por ser oleoso — razão pela qual a maioria pensa que ele impacta na oleosidade natural da pele. Porém, isso não ocorre, tá bom? Para evitar que sua pele fique com aspecto de sebo excessivo, opte pelas versões mais leves e oil free que, ainda assim, protegem a pele e previnem o câncer de pele e o envelhecimento precoce. 

Mito 5 – A exposição ao sol sem protetor solar reduz a oleosidade na pele

Embora o sol resseque a pele, essa sensação é momentânea, portanto, não melhora em nada na sua oleosidade. Ao contrário: para compensar, acaba gerando o já mencionado efeito rebote, ou seja, passa a produzir ainda mais óleo.

Oleosidade na pele: 15 mitos e verdades que você precisa saber agora!

Então, nada de se expor desprotegida, viu? 

Mito 6 – Produtos à base de álcool reduzem a oleosidade na pele

Esse tipo de produto remove a oleosidade da pele sim, entretanto, ele não irá melhorar a sua saúde a longo prazo. Em vez disso, sua camada superior pode ficar mais seca, sinalizando a necessidade de produzir mais óleo para compensar. 

Mito 7 – O uso de produtos à base de óleo cura a pele oleosa

Algumas pessoas sugerem que limpar a pele com azeite e outros produtos à base de óleo melhoram a sua aparência. Porém, essa afirmação não possui nenhuma base científica. Além disso, esse óleo extra acaba obstruindo os poros, piorando a sua aparência e levando ao surgimento de espinhas

Oleosidade na pele: 15 mitos e verdades que você precisa saber agora!

Mito 8 – Esfoliar diariamente evita oleosidade na pele

A esfoliação é um processo importante porque elimina as células mortas. Entretanto, se feita todos os dias, pode deixar a pele muito sensível, irritada e vermelha. Logo, o ideal é realizar até 3x por semana no máximo. 

Mito 9 – Para controlar o excesso de óleo, é preciso lavar a pele várias vezes ao dia

Há uma grande diferença entre eliminar as impurezas da pele e retirá-las agressivamente através de várias lavagens. Quando você opta pela última opção, a sua pele pode ficar muito ressecada, fazendo com que ela queira compensar produzindo mais óleo.

Oleosidade na pele: 15 mitos e verdades que você precisa saber agora!

Como fazer então? Confira aqui a melhor forma de limpar o seu rosto!

Mito 10 – Não há nada que pode ser feito para reduzir a oleosidade na pele

Embora existam vários mitos sobre o assunto e algumas pessoas sejam mais propensas a produzir mais óleo na pele, ainda assim há salvação. Há produtos que oferecem hidratação sem deixar a aparência oleosa e, ainda, medicamentos que atuam nas glândulas sebáceas (para isso, procure um dermatologista).

Cremes secativos e sabonetes específicos para esse tipo de pele, por exemplo, são excelentes opções para controlar a oleosidade na pele sem agredi-la.

Afinal, o que é verdade sobre a oleosidade da pele?

Nem tudo está perdido! Confira abaixo as verdades que selecionamos a dedo pra você saber agora.

Verdade 1 – Quem tem pele oleosa pode usar maquiagem todos os dias

Antigamente, os produtos de beleza obstruíam os poros e, de fato, não deixavam a pele respirar adequadamente. Porém, hoje, o setor avançou, permitindo que muitas mulheres utilizem maquiagem justamente para disfarçar a oleosidade na pele. 

Oleosidade na pele: 15 mitos e verdades que você precisa saber agora!

A dica aqui é: procure os itens destinados a esse tipo de pele, que dão o efeito mate e aspecto seco, além de não incentivarem a produção de sebo. Mas lembre-se de nunca dormir de maquiagem (confira o porquê).

Verdade 2 – O verão aumenta a oleosidade na pele 

Na verdade, durante o calor, nosso corpo estimula a produção de suor, na tentativa de regular a temperatura do corpo. Entretanto, as glândulas sebáceas, as responsáveis pela produção do óleo, também são estimuladas. Consequentemente, o suor — que é composto por óleos e sais — se junta com o sebo e forma uma camada ainda maior de oleosidade na pele, o que a deixa com um aspecto mais brilhoso que o normal. 

Verdade 3 – Pessoas com pele oleosa têm mais tendência à acne e aos cravos

Como mencionamos, o acúmulo de óleo obstrui os poros, levando ao desenvolvimento de acne e cravos. Existem outros aspectos que influenciam, como as alterações hormonais e picos de produção de insulina. Porém, pessoas com esse tipo de pele tendem a desenvolver mesmo quando os outros fatores são nulos.  

Oleosidade na pele: 15 mitos e verdades que você precisa saber agora!

Verdade 4 – Comer chocolate aumenta a oleosidade 

Essa é parcialmente verdade. Isso porque não são todos os chocolates que elevam a oleosidade na pele, mas sim aquelas versões mais gordurosas, como as que levam leite. Neste caso, o que ocorre é uma interferência na produção das glândulas sebáceas e o estímulo na produção de insulina — impactando na quantidade de óleo na pele. Opte, portanto, pelos chocolates com quantidades maiores de cacau! 

Verdade 5 – Quem tem pele oleosa também têm cabelo oleoso

As glândulas sebáceas não produzem sebo apenas para a pele do rosto, mas para o corpo todo. Sendo assim, a oleosidade também se estende ao couro cabeludo. 

Oleosidade na pele: 15 mitos e verdades que você precisa saber agora!

Entre tantos mitos e verdades, o que nós temos certeza é que você precisa entender o seu tipo de pele para direcionar os cuidados corretos. Sendo assim, na dúvida, procure um dermatologista!

Gostou desse conteúdo? Nós temos outros materiais incríveis esperando por você no nosso blog. Acesse agora mesmo!

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co