Nova Cosméticos A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas Compras
Você adicionou ao seu carrinho de compras.

O que deseja fazer agora?
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Dicas 28.11.19 POR Nova Cosméticos

O que é adstringente e por que ele é importante?

Responda essas três perguntas se você se considera expert em cuidados com a pele: o que é adstringente, para que ele serve e por que é importante? Valendo!

o que é adstringente

Para quem está em busca de uma pele mais saudável e lisinha, saber o que é adstringente e para que ele serve é essencial. Em muitos casos, a substância deve fazer parte da rotina de limpeza diária, contribuindo para um rosto livre de impurezas.

Vamos comparar o processo de manter a pele sempre limpa com a aprendizagem de um novo idioma. Podemos até adquirir dicionários, livros de exercícios e contratar um professor particular nativo. Mas o esforço que dura apenas um dia não vai fazer com que a gente, de fato, aprenda a falar a língua estrangeira. Por outro lado, nos dedicarmos um pouco todos os dias, o resultado pode ser surpreendente.

Cuidar da pele do rosto segue a mesma ideia. Você pode se empolgar e encher a cestinha com os cosméticos mais indicados mas, se não fizer um pouco por dia — todos os dias — a mudança não acontece.

Como parte do nosso processo de aprendizagem em busca de uma pele saudável, estamos prestes a saber o que é adstringente. Spoiler: adstringente e tônico facil não são a mesma coisa.

O que é adstringente, afinal?

Existe uma diferença crucial entre o adstringente, tônico facial e água micelar. O primeiro tem um poder que o segundo não tem: o de combater o aparecimento de cravos e espinhas. Em contrapartida, o último é uma solução mais suave e livre de álcool. 

O que é adstringente e por que ele é importante?

Enquanto o tônico faz uma limpeza mais profunda, removendo o que o sabonete não conseguiu remover e restaurando o pH natural da pele, o adstringente faz tudo isso e ainda age no controle da oleosidade. 

Como isso acontece? Após a aplicação do produto, os poros do rosto sofrem uma contração temporária. Com isso, o efeito secativo previne a inflamação dos tecidos e, consequentemente, diminui as chances de aparecimento de acne.

A água micelar, entretando, é indicada para todos os tipos de pele e sua limpeza acontece através de pequenas partículas chamadas micelas que capturam e aglutinam a sujeira.

Os efeitos do adstringente na pele

Você provavelmente pode antecipar, com base no que acabamos de dizer, que são vários os efeitos benéficos do adstringente sobre a pele:

A maioria dos adstringentes são mais indicados para pessoas com pele oleosa ou mista. Porém é necessário cautela, pois uso exagerado do produto pode provocar irritação em peles mais sensíveis ou secas, devido à remoção do excesso de sebo da epiderme.

Por isso, utilize-o no máximo duas vezes ao dia — pela manhã, e à noite.

Então para evitar dores de cabeça, atenção à escolha do produto certo para você. Adiante, falaremos sobre os princípios ativos mais indicados para que o uso de adstringentes seja um sucesso.

Por que é importante?

Basta juntar os pontos para descobrir a importância do adstringente na rotina de limpeza facial. O item é essencial para completar o passo a passo rumo a uma pele mais saudável e livre de impurezas.

Após a remoção da maquiagem com um bom demaquilante — afinal não devemos dormir de maquiagem — e a higienização com um sabonete adequado para o seu tipo de pele, o adstringente tem tripla função: remove a sujeira mais teimosa, controla a oleosidade e ainda prepara a região para o próximo passo.

O que é adstringente e por que ele é importante?

Para quem completa o processo de higiene com a aplicação de hidratantes, bloqueadores solares ou cremes de tratamento, esse é o cenário ideal, uma vez que a desobstrução total dos poros potencializa os efeitos dos produtos aplicados na sequência.

Escolhendo o adstringente ideal

É claro que todos esses benefícios só serão visíveis de verdade se você souber escolher o adstringente ideal para o seu tipo de pele. O primeiro ponto de atenção na hora da compra é saber quais substâncias evitar. O álcool etílico é um deles.

A presença de álcool na composição de produtos cosméticos pode até ser um chamariz interessante num primeiro momento. Afinal, ele é capaz de causar uma sensação de frescor e limpeza imediatamente após a aplicação.

O que acontece é que seu uso é desaconselhável em aplicações recorrentes. Quando aparece na lista de ingredientes dos adstringentes, o álcool pode se tornar um problema sério. As consequências mais comuns incluem secura excessiva, enfraquecimento da superfície e comprometimento no processo de renovação e rejuvenescimento celular.

Portanto, prefira adstringentes com ingredientes naturais, como os extratos de hamamélis e hortelã.

Extrato de hamamélis

Rico em taninos, é um composto natural originário de uma planta chamada hamamelis virginiana, que apresenta poderosas propriedades antioxidantes.

O que é adstringente e por que ele é importante?

Além de agir contra o envelhecimento da pele e o aparecimento de linhas de expressão, o extrato de hamamélis neutraliza a ação nociva de radicais livres e reduz o risco de inflamações e irritações cutâneas.

Extrato de hortelã

Esse extrato botânico é capaz de preparar a pele para que ela absorva melhor cremes tópicos de tratamento.

O que é adstringente e por que ele é importante?

Isso acontece pois o hortelã estimula os receptores de frio na pele e dilata os vasos sanguíneos, proporcionando, além de uma melhor absorção, aquele efeito geladinho refrescante. 

Na dúvida, lembre-se sempre que você já sabe o que é adstringente. O conhecimento, nesses casos, é um aliado e tanto para te ajudar a dizer “não” para produtos que podem não ser tão benéficos quanto parecem.

E, se pudermos terminar com uma dica de ouro… O Adstringente Agradal possui tudo o que você precisa para manter a pele do rosto sempre em dia. A fórmula é suave, o preço  cabe no seu bolso e os resultados vão lhe surpreender!

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

dormir de maquiagem
Dicas

Dormir de Maquiagem: fato ou fake?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co
Conecte-se com seu Facebook na Nova Cosméticos

Primeira vez
por aqui?

Preparamos uma surpresa
incrível para você! Conecte-se com
seu Facebook para descobrir.