Nova Cosméticos A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas Compras
Você adicionou ao seu carrinho de compras.

O que deseja fazer agora?
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Dicas 03.06.19 POR Nova Cosméticos

Manchas no rosto: como elas surgem e como tratá-las?

Embora não sejam motivo para preocupação, as manchas no rosto incomodam muita gente por aí. Saiba porque elas surgem e como tratá-las!

Manchas no rosto: como elas surgem e como tratá-las?

As manchas no rosto nada mais são do que um processo de hiperpigmentação. E isso é mais comum do que você imagina. Portanto, se você notou algumas regiões cutâneas com pigmentação mais escura do que o normal, não há motivo para desespero.

A verdade é que as manchas, normalmente causadas pelo excesso de produção de melanina, não precisam de tratamento. A maioria das pessoas que optam por removê-las o fazem por questões estéticas - e tudo bem!

Há diversos fatores que podem causar o aumento da melanina na pele, escurecendo certas áreas do rosto, das mãos, das costas e do colo, por exemplo. Dentre as principais estão:

Alergias e diabetes, embora também possam gerar o aparecimento de manchas no rosto, são causas mais raras.

Sintomas são apenas visuais, com alterações que podem variar de tamanho e tons de marrom. Já a textura não apresenta diferenças. Ou seja, a hiperpigmentação de pontos específicos sobre a pele não é rugosa, nem tem o formato de pintas ou verrugas, que crescem para cima.

São mais comuns as manchas no rosto, no dorso das mãos, nas costas e nos ombros, embora possam aparecer em qualquer parte do corpo, sem diferenciação sensorial entre a textura delas e da pele.

Combatendo as manchas no rosto

Você deve estar se perguntando como é possível se livrar delas de uma vez por todas. Pois bem…

O interessante é que, independente do fator causador das manchinhas, podemos tratá-las e até mesmo eliminá-las por completo. E o melhor: algumas das opções de tratamento são bastante simples e acessíveis.

Vamos a elas?

Laser

Há diversas variações disponíveis no mercado, mas o mais utilizado para o clareamento de manchas no rosto é o de luz pulsada. O ponto negativo é que este é um tipo de tratamento bastante caro e pode ser doloroso para a maioria das pacientes;

Peeling químico

A ideia aqui é fazer uma esfoliação poderosa com a aplicação de uma solução líquida, até que toda a camada cutânea seja substituída por células novas. O lado ruim é que o peeling, por consistir na descamação total da pele, pode gerar desconfortos estéticos como vermelhidão e extrema sensibilidade até a finalização do tratamento. Além disso, é uma opção abrasiva que exige investimentos relativamente altos.

Cremes clareadores 

Certamente uma das opções de tratamento mais fáceis e menos invasivas quando o objetivo é tratar as manchas no rosto. Os cremes clareadores possuem ativos que agem no clareamento da pele de maneira uniforme, sem causar nenhum tipo de desconforto. Também não incluem produtos abrasivos ou processos químicos. Ah, sem falar que são soluções super econômicas!

Para aquelas pessoas que não querem se submeter a procedimentos químicos, os cremes clareadores de qualidade possuem ativos 100% naturais de eficácia comprovada.

O extrato de camomila, por exemplo, apresenta evidência científica sobre sua eficácia no tratamento de manchas corporais. Um estudo publicado pelo Journal of Cosmetic Dermatology, por exemplo, descobriu que o óleo da planta equilibrou a pigmentação, clareou pontos e melhorou a textura na pele de pacientes após 12 semanas de tratamento.

Já o extrato de papaia, princípio ativo de diversos cremes clareadores, é capaz de remover células mortas, diminuindo a percepção de rugas e manchas no rosto, bem como deixando mais claras as regiões afetadas.

O legal dos cosméticos que contêm princípios ativos naturais, como as que citamos acima, é que elas podem ser aplicadas tanto no rosto, quanto nas mãos, braços e colo. Basta escolher a que mais tem a ver com você!

É claro que, na dúvida sobre o melhor tratamento para o seu caso, a saída mais indicada é falar com um profissional especializado. Um dermatologista de confiança pode aconselhar quais são as opções mais indicadas para casos recorrentes ou mediante o aparecimento de manchas com texturas suspeitas.

Vale, também, o lembrete de que a prevenção é o melhor remédio. Por mais cliché que possa parecer, evitar o aparecimento ou o agravamento das manchas no corpo não é assim tão complicado.

Use filtro solar, faça o procedimento de limpeza duas vezes ao dia, não deixe o tratamento para depois e esteja atenta à saúde da sua pele, sempre!

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co
Conecte-se com seu Facebook na Nova Cosméticos

Primeira vez
por aqui?

Preparamos uma surpresa
incrível para você! Conecte-se com
seu Facebook para descobrir.