Nova Cosméticos A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas Compras
Você adicionou ao seu carrinho de compras.

O que deseja fazer agora?
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Dicas 16.09.19 POR Nova Cosméticos

Extração de cravos e espinhas: por que parar de espremê-los?

A extração de cravos e espinhas é uma grande tentação quando a gente olha no espelho. Entenda por que fazer isso com os próprios dedos é prejudicial.

extração de cravos e espinhas

Basta uma espinha aparecer e o desafio está formado: você consegue resistir à tentação de espremer a dita-cuja? A extração de cravos e espinhas, especialmente quando aparecem no rosto, pode até parecer irresistível — mas é uma ação que deve ser evitada a qualquer custo.

Por isso, criamos este conteúdo para lhe explicar os ótimos motivos que temos para que você resista a qualquer custo. Continue a leitura para saber:

Ah, e nem adianta pedir para espremer as do namorado. Combinado?

Extração de cravos e espinhas: por que não cair em tentação

A explicação é simples: espremer cravos e espinhas faz mal para a sua pele. Simples assim. Primeiro porque, depois de ficar toda satisfeita com a perfeita extração, você vai notar que ela reaparece — talvez pior do que antes. Se for uma espinha interna, pior ainda!

Depois, porque a acne pode piorar e gerar uma série de incomodações muito mais graves: manchas permanentes, inflamações recorrentes e até mesmo cicatrizes em alguns casos. Entenda melhor abaixo:

Mesmo depois de lavar bem as mãos e a face, a extração de cravos e espinhas é perigosa por causa da presença de microorganismos, seres invisíveis a olho nu, mas que podem aumentar ainda mais a gravidade da inflamação.

Germes e bactérias estão presentes na pele e podem agravar a acne recém expremida.

Além de ficar com a região dolorida e avermelhada (bem menos discreta do que antes), manchas escuras podem aparecer no local. Porém, é possível atenuá-las com tratamentos clareadores específicos.

Para quem busca uma pele saudável e sem gastar muito, a extração de cravos e espinhas pode, então, doer no bolso. Afinal, manchas e cicatrizes mais “teimosas” precisam de produtos específicos, variando entre peelings ácidos e soluções tópicas que precisarão ser aplicados por vários meses até que a melhora na aparência seja notável.

Tá, mas você deve estar perguntando: por que a gente sente tanta vontade de espremer espinhas, mesmo sabendo que faz mal?

De onde vem a vontade de expremer?

A resposta está dentro da sua cabeça, literalmente. Pesquisas indicam que apertar os pontos acneicos produzem uma sensação de dever cumprido, o que faz com que nosso cérebro produza dopamina — hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. É como quando a gente come um chocolate, sabe?

Assim como comer chocolate, o ato de expremer cravos e espinhas libera dopamina.

Ou seja, trata-se de uma combinação que envolve: (1) a ansiedade de encontrar um cravo/espinha no rosto e (2) uma sensação de calma e prazer ao finalizar a extração com os dedos. O problema é que esses impulsos, quando não controlados, podem entrar em um ciclo vicioso — o que resulta em uma pele mais machucada e um indivíduo mais ansioso.

Outra pergunta que não quer calar é: mas e se eu só espremer de vez em quando, com as mãos super limpas? Não queremos te desapontar, mas a verdade é que não importa. Evite fazer a extração de cravos e espinhas a qualquer custo. Pode parecer uma orientação extrema, mas temos certeza de que é a melhor atitude para uma pele bonita e saudável!

Dicas de ouro para evitar o aparecimento de acne

Melhor mesmo é não ter cravos e espinhas para espremer. Foi pensando nisso que decidimos finalizar o texto com alguns cuidados simples que podem evitar que a acne apareça.

Não tem segredo: para uma pele mais bonita e livre de impurezas, uma rotina diária de cuidados é fundamental. O que não quer dizer que você precisa investir horrores em uma variedade de produtos, nem passar horas em frente ao espelho para realizar a tarefa.

A melhor coisa a se fazer é aprender como limpar o rosto. E esse é um procedimento simples, que pode ser feito em casa, apenas duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir. 

Aqui vai um passo a passo:

1) Remova toda a maquiagem com demaquilante ou água micelar;
2) Lave o rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele;
3) Aplique um tônico adstringente para reequilibrar o pH;
4) Utilize um creme de tratamento anti-acne para evitar que elas apareçam.

Pronto!

Assim fica fácil resistir à extração de cravos e espinhas. Afinal, depois que a limpeza facial vira rotina, é bem provável que a acne passe bem longe de você!

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co
Conecte-se com seu Facebook na Nova Cosméticos

Primeira vez
por aqui?

Preparamos uma surpresa
incrível para você! Conecte-se com
seu Facebook para descobrir.