Nova Cosméticos A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas Compras
Você adicionou ao seu carrinho de compras.

O que deseja fazer agora?
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Beleza 04.07.19 POR Nova Cosméticos

Esfoliante Caseiro: solução ou dor de cabeça?

Qual é a melhor opção: esfoliante caseiro ou esfoliante cosmético? Entenda os benefícios, indicações e pontos de atenção antes de escolher.

Esfoliante Caseiro

Você sabe que a esfoliação serve para limpar a pele e remover células mortas da superfície. Existem as opções de esfoliante caseiro e esfoliante cosmético para fazer o procedimento em casa, sem gastar muito. Mas, antes de explicar a diferença entre eles, vamos voltar um pouquinho no tempo para entender o contexto?

A esfoliação é uma prática milenar e matérias-primas alternativas eram usadas por populações do mundo inteiro para manter uma pele mais saudável.

Os índios americanos, por exemplo, aproveitavam espigas de milho secas. Já os polinésios preferiam triturar conchas, enquanto algumas tribos retiravam areia dos rios. Os egípcios, por sua vez, contavam com a ajuda de uma planta, o aloe vera, utilizada até hoje para tratar questões estéticas.

Todos com o mesmo propósito: fazer uma esfoliação mecânica e natural, cujo principal objetivo é remover os resíduos do corpo e deixar a pele mais bonita e saudável.

Falando assim, parece tudo muito antigo. O interessante, no entanto, é que o princípio continua o mesmo até hoje, embora alguns métodos sejam mais modernos e até mais seguros para a nossa saúde.

Não usamos mais conchas do mar, nem areia ou espigas de milho para fazer a esfoliação. Temos, sim, opções de esfoliantes caseiros ou cosméticos, cada qual com suas vantagens e indicações.

Chegou a hora de entender melhor as diferenças entre eles. Vamos lá!

Esfoliante caseiro ou cosmético: benefícios e indicações

Não importa a sua idade, nem o seu tipo de pele. A esfoliação é uma ação de limpeza indicada para todas as pessoas.

Dentre os principais benefícios oferecidos por ela estão:

Ou seja, esfoliantes podem contribuir para uma variedade de questões, deixando a aparência geral da pele mais saudável, e contribuindo para melhores resultados em procedimentos anti-acne, anti-rugas, anti-manchas e antiidade.

O mais legal é que é possível cuidar da saúde do rosto e do corpo sem sair de casa, com o uso de produtos cosméticos ou esfoliantes caseiros acessíveis, práticos e com ótimo custo-benefício.

Mas qual será a esfoliação mais adequada para você?

Essa é uma pergunta que pode parecer difícil de responder, especialmente devido à grande quantidade de opções de tratamento disponíveis no mercado. Além do esfoliante caseiro, existem diversos tipos de esfoliantes cosméticos. Você sabe quais são as principais diferenças entre eles?

Isso é o que a gente vai ver agora.

Esfoliante caseiro

É a opção mais barata e, como falamos antes, pode ser feito em casa, com ingredientes caseiros, sem precisar de muitas técnicas ou tomar muito tempo do seu dia. Poderia ser a solução perfeita, mas...

Um ponto de atenção que precisamos ter nesses casos é buscar informações de fontes confiáveis para não sair por aí testando várias receitas ou combinações que podem fazer mais mal do que bem.

Esfoliante Caseiro: solução ou dor de cabeça?

Esfoliantes caseiros podem ser mais baratos, porém são pouco seguros e, muitas vezes, complicados de serem feitos.

Esfoliantes preparados com ingredientes como limão, cúrcuma, manteiga e azeite, por exemplo, podem ser verdadeiros venenos para a pele, podendo causar manchas e irritações. São típicos casos de o barato sai caro.

Por serem manipulados em casa, os esfoliantes caseiros não contam com nenhuma garantia de qualidade de matéria-prima e eficácia. Portanto, é imprescindível tomar muito cuidado para não causar danos severos à saúde da pele. 

Esfoliante cosmético

Os esfoliante cosmético, ou seja, aqueles que você compra em farmácias, perfumarias ou mercados, devem passar por uma série de testes e regulamentações antes de irem às prateleiras. Você sabia disso? 

Para que um produto seja disponibilizado no mercado, por exemplo, é preciso realizar testes em laboratório, pesquisas com profissionais especializados, como químicos e farmacêuticos, além da obrigatoriedade de registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Esfoliante Caseiro: solução ou dor de cabeça?

Os esfoliantes cosméticos são desenvolvidos em laboratório e contam com garantias de matéria-prima e eficácia.

Ou seja, existem diversas garantias de procedência e qualidade das matérias-primas utilizadas. Tudo para diminuir riscos de contaminação ou consequências danosas à saúde dos consumidores.

Apesar de todo esse contexto fazer com que o esfoliante cosmético pareça muito industrializado, a verdade é que existem várias opções com ingredientes naturais. Alguns dos mais eficazes levam na composição semente de jojoba e micropartículas de Oryza Sativa, o famoso arroz.

O interessante é que estudos científicos comprovam que produtos com abrasivos naturais têm menos chances de causar irritações na pele, pois são mais suaves se comparados com abrasivos de polietileno.

Portanto, por que criar fórmulas caseiras (potencialmente perigosas, muitas vezes) se você pode contar com soluções cosméticas naturais?

E o microplástico?

Essa é uma pergunta comum, especialmente por causa a preocupação com o meio ambiente e a adoção de práticas mais sustentáveis, cada vez mais comuns no dia a dia dos brasileiros. O microplástico é, sim, uma preocupação latente e deve ser evitado.

Por quê?

Bem, alguns esfoliantes são compostos por microesferas de polietileno - aquelas pequenas bolinhas coloridas que também encontramos em cremes dentais e sabonetes líquidos. São estruturas que podem parecer inofensivas, especialmente por serem minúsculas.

Esfoliante Caseiro: solução ou dor de cabeça?

Foto ampliada de microplásticos presentes em esfoliantes. Além de serem prejudiciais à saúde da pele, também degradam o meio-ambiente.

No entanto, são altamente poluentes e vão parar diretamente nos rios e oceanos depois de utilizadas. Segundo o eCycle, a situação se agrava quando “pequenos crustáceos e peixes se alimentam delas. O problema é que esses microplásticos absorvem pesticidas e metais pesados que, quando não matam o peixe asfixiado, podem ir parar nas mesas dos consumidores.”

A gente sabe que, às vezes, é difícil dizer não para opções menos sustentáveis. Muitas delas são mais em conta e, aparentemente, inofensivas. Mas, se pensarmos bem, acabam voltando à nossa rotina de consumo e, muitas vezes, prejudicando nossa própria saúde.

Vale lembrar que, independentemente da opção que você escolher, na hora da esfoliação é preciso evitar movimentos muito bruscos e entender quais são os melhores produtos para o seu tipo de pele.

Lembre-se que o intuito é remover células mortas, uma camada de cobertura super fina. Movimentos circulares leves já dão conta do recado. Do contrário, podem surgir lesões, queimaduras e até mesmo excesso de sensibilidade contra raios UV. Portanto, sem exageros!

Tá, mas e agora, o que eu faço?

A gente sabe que os vários poréns geram uma espécie de confusão mental. Por isso, deixamos aqui o nosso veredito sobre o tipo de esfoliação mais adequada.

Sabemos que esfoliar a face e o corpo é uma prática que contribui para a saúde como um todo e que, para não gerar efeitos indesejáveis, deve ser feita com produtos específicos e em uma periodicidade que considere o seu tipo de pele.

Sabemos, também, que o esfoliante caseiro pode até ser mais barato, mas que os ingredientes exigem processos de preparação bastante trabalhosos e resultados até mesmo perigosos para a saúde e a aparência.

Por isso, talvez a melhor saída seja buscar um esfoliante cosmético com certificações de qualidade, todos os registros legais, preocupação com a saúde do consumidor e todas as garantias que você precisa - mas sem microplástico, claro! Conheça o esfoliante Agradal e tenha todos esses benefícios em um único produto.

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co
Conecte-se com seu Facebook na Nova Cosméticos

Primeira vez
por aqui?

Preparamos uma surpresa
incrível para você! Conecte-se com
seu Facebook para descobrir.