Nova Cosméticos | Produtos Agradal e Loção Nova A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas compras

adicionado ao seu carrinho de compras.
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Cuidados 17.01.20 POR Nova Cosméticos | Produtos Agradal e Loção Nova

Efeito rebote: quando a limpeza gera mais oleosidade

Quanto mais você lava o rosto, mais a pele fica oleosa? Sabia que esta ação pode estar causando o efeito rebote? Saiba por que ele acontece e como evitar.

efeito rebote

Você já ouviu falar em efeito rebote? Tem a pele oleosa? Então este texto é pra você.

Sabe quando você se olha no espelho e vê aquele rosto brilhando de oleosidade? Só de pensar dá uma vontade louca de correr para o banheiro e usar o máximo de sabonete possível para remover toda a sujeira.

Tudo bem, a gente entende que é bastante incômodo ficar desse jeito. Porém, você sabia que, ao contrário do que muita gente pensa, limpar o rosto com frequência não evita a oleosidade? Pode aumentá-la! É o chamado efeito rebote.

Quer entender mais sobre este assunto? Então continue a leitura que explicamos tudo, inclusive vamos dar dicas de como evitá-lo e indicar alguns ativos poderosos para reduzir esse efeito.

Entenda o que é o efeito rebote

O efeito rebote é um mecanismo de defesa da pele que ocorre quando removemos toda a gordura — conhecida como sebo — da região do rosto. Com isso, o corpo entende que precisa produzir ainda mais óleo para “proteger” a pele contra a desidratação.

Independente das características, toda pele tem uma quantidade de oleosidade que serve como um hidratante natural.

Na questão da pele oleosa e até mista, as glândulas sebáceas produzem sebo em excesso. E a tendência de quem tem esse tipo de pele é de querer limpar a todo o momento na tentativa de livrar-se dela.

Efeito rebote: quando a limpeza gera mais oleosidade

Cuidado, esta simples ação vai fazer com que as glândulas queiram trabalhar ainda mais. E é isso que vamos explicar a seguir.

Por que o efeito rebote acontece?

Como falamos anteriormente, esta ação de tentar limpar ao máximo a pele é o que desencadeia o efeito rebote. Principalmente quando usamos produtos agressivos demais, como esfoliantes ou sabonetes que não são indicados para o tipo de pele.

Sabe aquela cena do gato correndo atrás do rabo? É mais ou menos assim: você limpa a pele porque está oleosa e ela produz ainda mais óleo porque você tirou tudo o que era pra proteger seu rosto.

Saber como hidratar pele oleosa também é essencial. Isso porque, após a limpeza — seja em excesso ou não — a pele pode ficar ressecada e produzir ainda mais sebo para sua hidratação natural.

Como evitar o efeito rebote

Se não dá para limpar a toda a hora a pele, o que fazer então? Eis a boa notícia: é possível evitar o efeito rebote! E tudo começa no uso de produtos adequados para o seu tipo de pele, de preferência aqueles com matérias-primas com eficácia comprovada. Outra indicação é lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, de manhã e à noite. E não esqueça do adstringente!

Ah, e invista em um hidratante com toque seco. Fórmulas em gel ou sérum oil free de rápida absorção são os mais indicados para pele oleosa.

Aposte também em produtos com ativos vegetais seborreguladores e antissépticos, como o extrato de filipêndula e papaia, respectivamente.

O extrato de filipêndula atua como um eficaz moderador da secreção oleosa da pele, apresentando ação antiseborreica, adstringente e antimicrobiana. Ele é constituído principalmente por ácido gálico e por taninos.

Efeito rebote: quando a limpeza gera mais oleosidade

De maneira geral, enquanto o ácido gálico inibe uma enzima responsável pela produção de sebo, os taninos diminuem os poros e, consequentemente, a oleosidade. Tudo de bom, não é mesmo?

Já o extrato de papaia possui propriedades antibacterianas em lesões como a acne.

Efeito rebote: quando a limpeza gera mais oleosidade

A fruta mamão papaia possui uma enzima chamada papaína, que remove as impurezas e promove a renovação celular.

Dessa maneira, quando você cuida da pele de maneira correta, o corpo não entende que precisa produzir mais óleo. Assim você fará seu tratamento antioleosidade, e até pode conseguir amenizar o aparecimento frequente de espinhas no rosto.

Por fim, lembre-se que a oleosidade não impede de usar o protetor solar, super essencial nos cuidados com o corpo. Se preferir, escolha um produto com efeito mate para o rosto, que diminui o brilho.

Com essas medidas você vai dar um chega pra lá no efeito rebote e ter uma pele muito mais bonita e saudável.

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co