Nova Cosméticos A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas Compras
Você adicionou ao seu carrinho de compras.

O que deseja fazer agora?
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Dicas 26.11.19 POR Nova Cosméticos

Dormir de Maquiagem: fato ou fake?

Dormir de maquiagem parece uma decisão inofensiva, mas pode causar sérios problemas para a pele. Entenda por que tirar a make antes cair no sono.

dormir de maquiagem

Será que dormir de maquiagem faz mal mesmo? A afirmação é quase uma lenda urbana: todo mundo já ouviu mil versões sobre a mesma história, mas ninguém sabe qual é a verdadeira. O que podemos afirmar com certeza é que ir para a cama maquiada não é uma decisão inteligente para quem deseja manter uma pele saudável e bonita por mais tempo.

A gente sabe: na correria do dia a dia, muitas vezes chegamos em casa tão exaustas, que o que mais queremos é pular logo para o estágio do sono profundo. A preguiça de remover a maquiagem é totalmente normal. Portanto, não se culpe. Afinal, quem nunca?

Em alguns países, as mulheres se preocupam tanto com o que o parceiro vai pensar, que preferem dormir com o pacote completo: base, rímel e até cílios postiços. Uma pesquisa britânica encomendada pelo Daily Mail descobriu que a combinação da pressão social com a insegurança feminina faz com que 95% das mulheres escondam o hábito de se maquiar dos namorados, e 25% chegam a dormir com a maquiagem de fato para acordarem mais belas.

Mas acredite: a saída não é por aí. 

Vamos entender os motivos pelos quais é melhor vencer quaisquer empecilhos como cansaço, preguiça e a busca pela perfeição para nunca mais dormir de maquiagem.

Por que não dormir de maquiagem?

Deixar de remover a make antes de dormir gera malefícios que vão muito além da mancha de base no lençol ou de acordar parecendo um panda. Os problemas podem ser mais sérios do que você imagina — envolvem desde a obstrução dos poros e do aumento da oleosidade, até o aparecimento de alergias.

Poros obstruídos

Quando a pele fica encoberta por produtos cosméticos por horas a fio — principalmente contendo pigmento — a derme não respira como deveria.

Dormir de Maquiagem: fato ou fake?

Isso faz com que os poros fiquem obstruídos, aumentando a oleosidade e diminuindo a viscosidade do rosto. Levando em conta que você possui mais de 20 mil poros no rosto, é o espaço perfeito para a maquiagem adentrar.

Acne

O acúmulo de maquiagem forma uma combinação que favorece — e muito — o aparecimento de espinha no rosto

 

Afinal de contas, quando os poros não conseguem respirar corretamente e há aumento da oleosidade, a pele fica vulnerável. Além disso, somado às mais de 30 mil células que perdemos por hora — sim, por hora — o ambiente perfeito para a acne está instaurado.

Envelhecimento precoce

Dormir de maquiagem impede a renovação natural da pele, que ocorre durante a noite. Aí mora um problemão!

Dormir de Maquiagem: fato ou fake?

Obstruir os poros com impurezas evita que o processo ocorra como deveria, aumentando o aparecimento de linhas de expressão, rugas e flacidez.

Absorção comprometida

Adotar o hábito de limpar o rosto para remover resquícios de maquiagem e impurezas acumuladas durante o dia é essencial para garantir que a pele vai continuar absorvendo todos os nutrientes e agentes benéficos de hidratantes, bloqueadores solares e cremes de tratamento.

Dormir de Maquiagem: fato ou fake?

Alergias

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) uma reação alérgica pode surgir por causa do contato direto da pele com produtos cosméticos. Para evitar coceira, vermelhidão e um visual nada atraente, além de remover a maquiagem completamente antes de dormir, é preciso prestar atenção à data de validade e à certificação de qualidade dos itens.

Dormir de Maquiagem: fato ou fake?

Dormir de maquiagem é um erro grave. Em casos extremos, uma infecção pode comprometer a córnea, levando à cegueira.

Por isso, nada de cair em tentação e dar ouvidos à preguiça insistente toda vez que você chega em casa. Daqui em diante, temos um trato! Combinado?

Removendo a make: dicas simples

Não se preocupe. Retirar a maquiagem é simples e não leva mais do que cinco minutos. O segredo é escolher um demaquilante de qualidade, lavar bem o rosto e usar um tônico facial para o toque final.

1) Comece com o demaquilante

Opte por um produto de qualidade, capaz de remover até mesmo maquiagens mais pesadas à prova d’água e batons. Uma boa opção é o demaquilante da Agradal.

Dormir de Maquiagem: fato ou fake?

Além de fazer a limpeza profunda e não deixar resíduos na pele, o produto tem ótimo custo-benefício!

2) Lave com sabonete

Depois de tirar a make, lave bem o rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele.

Dormir de Maquiagem: fato ou fake?

O mesmo processo de limpeza com água e sabonete pode ser feito pela manhã e antes de dormir.

3) Finalize com adstringente facial

Para fechar, aplique um adstringente com a ajuda de um algodão. O produto vai ajudar a equilibrar o pH da pele, além de contribuir para deixá-la com aspecto mais fresco e saudável. 

Dormir de Maquiagem: fato ou fake?

Além disso, produtos com ingredientes botânicos, garantem benefícios à pele cientificamente comprovados.

Dormir de Maquiagem: fato ou fake?

Segundo a NCBI, o extrato de hamamélis, presente no adstringente Agradal, possui propriedades anti-inflamatórias, além de ser rico em taninos — substâncias antioxidantes poderosas presentes naturalmente na planta.

Viu como é fácil adotar hábitos saudáveis para nunca mais dormir de maquiagem? O processo não precisa tomar muito tempo, nem incluir infinitos cosméticos diferentes ou afetar a sua conta bancária. Limpar o rosto duas vezes por dia, ao acordar e antes de dormir, é simples e traz inúmeros benefícios para sua saúde e aparência.

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co
Conecte-se com seu Facebook na Nova Cosméticos

Primeira vez
por aqui?

Preparamos uma surpresa
incrível para você! Conecte-se com
seu Facebook para descobrir.