Nova Cosméticos A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas Compras
Você adicionou ao seu carrinho de compras.

O que deseja fazer agora?
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Dicas 23.09.19 POR Nova Cosméticos

Cutícula: qual é sua função? Como cuidar delas?

Marcou hora na manicure essa semana? Entenda por que não devemos retirar a cutícula. Ela tem função importante na nossa saúde. Saiba mais!

Cutícula

Se tem uma coisa que parece estar sobrando no nosso corpo, é a cutícula. Não é verdade? Muitos homens e mulheres — elas especialmente — não abrem mão de uma visita periódica à manicure para cuidar das unhas. O primeiro passo do processo, talvez o mais importante, é amolecer a cutícula para depois dizer adeus.

Embora muitos de nós lutemos para removê-la, a verdade é que a cutícula é essencial para a nossa saúde. Ela é responsável por proteger as unhas contra a entrada de fungos, bactérias, água e umidade.

Por isso, deve ser tratada com carinho. Assim como outras partes do corpo, como mãos, pernas e pés, também precisam de hidratação e cuidados. 

Continue a leitura para entender melhor a função dessa barreira protetora e saber qual é a melhor forma de mantê-la sempre bonita e saudável.

Afinal, para que serve a cutícula?

Se você leu o início deste texto, já sabe qual é o principal motivo para não removermos a cutícula. Ela é responsável por proteger a matriz ungueal — aquela parte mais esbranquiçada das unhas, já próxima da raiz.

Segundo especialistas, com o tempo, qualquer trauma nessa região pode gerar irregularidades como infecções, depressões, manchas e descoloração nas unhas.

O problema, além de estético, pode se agravar e precisar até mesmo do uso de antibióticos, drenagens e esmaltes especiais, dependendo do caso. Não precisamos nem falar que são tratamentos caros e, muitas vezes, demoram vários meses para fazer efeito.

Por outro lado, a boa notícia é que existe uma forma de manter as unhas bonitas, sem comprometer a sua saúde:

#1 Não remova, empurre

Em vez de tirar a cutícula, empurre-a com cuidado para trás.

Essa é uma tarefa que fica bem mais fácil com mãos e pés úmidos. Se você conta com a ajuda de uma manicure de confiança, melhor ainda!

#2 Hidrate sempre a cutícula

Manter a cutícula sempre hidratada é um dos segredos mais simples para mantê-la saudável. Existem ótimos agentes emolientes disponíveis no mercado que podem te ajudar nessa missão. São eles:

1) Vitamina E: rica em antioxidantes, a vitamina E protege a pele contra radicais livres, combate o envelhecimento precoce e melhora o processo de cicatrização;

2) Extrato de calêndula: planta com várias propriedades medicinais, a calêndula tem poderes antioxidantes, antiinflamatórios e cicatrizantes;

3) Óleo de semente de uva: composto por tocoferol (vitamina E) e ácido linoleico (ômega 6), este é um óleo poderoso quando falamos de hidratação e proteção da pele;

4) Uréia: é um ativo capaz de atravessar camadas de células mortas e atrair moléculas de água, mantendo a região sempre hidratada e macia.

#3 Cuide de você

Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas não é de hoje que ouvimos falar que a beleza da pele tem tudo a ver com a nossa alimentação. Para fazer com que suas cutículas estejam sempre prontas para combater os inimigos das suas unhas, beba muita água e prefira alimentos saudáveis.

#4 Dicas extras

Caso você ainda esteja curiosa sobre o assunto, separamos alguns toques extras para manter mãos e pés nos trinques em todas as estações do ano!

Pode parecer difícil se desvencilhar de uma hábito que dura tanto tempo. Mas pense que estamos falando sobre a sua saúde e que a remoção da cutícula pode ocasionar uma série de dores de cabeça.

Uma micose nas unhas, por exemplo, pode levar de 6 meses a um ano para ser tratada. Já o tratamento da paroníquia, uma infecção que deixa a região inchada e avermelhada, pode requerer até mesmo intervenção cirúrgica.

Não queremos assustar ninguém por aqui. Por outro lado, é importante considerarmos que parar de remover a cutícula é o processo mais indicado para mantermos pés e mãos sempre saudáveis.

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co
Conecte-se com seu Facebook na Nova Cosméticos

Primeira vez
por aqui?

Preparamos uma surpresa
incrível para você! Conecte-se com
seu Facebook para descobrir.