Não importa a sua idade: em algum momento da vida, você já se deparou com cravos no rosto.
Sejam brancos ou pretos, a verdade é que eles também são estranhamente chamados de comedões, ou seja, são micro lesões acneicas que aparecem principalmente nas zonas mais oleosas da pele. Isso inclui a zona T, bem como costas e ombros.
O engraçado é que, muito embora eles nos acompanhem com certa frequência, tanto na adolescência quanto na idade adulta, não sabemos muito sobre os indesejáveis companheiros. Foi pensando nisso que desenvolvemos este conteúdo!
Prepare-se para desvendar todos os mistérios dos cravos no rosto. Falta pouco para que você descubra os motivos pelos quais eles surgem, as principais diferenças entre eles e as abomináveis espinhas, e ainda como podem ser eliminados.
Cravos no rosto: por que eles aparecem?
Bem, vimos que existem duas versões dos cravos no rosto: a branca e a preta. Ambas são denominadas comedões — palavra difícil para descrever as lesões de acne que aparecem pelo nosso corpo, em especial nas regiões mais oleosas.
A oleosidade, aliás, é uma das principais causas do aparecimento dos pontinhos. Quando a produção de sebo aumenta, os poros ficam obstruídos. Isso acontece em várias situações, incluindo desequilíbrios hormonais, consumo de anticoncepcionais, durante o período menstrual, irritação cutânea e reação adversa pela ingestão de certos medicamentos são algumas das mais comuns.
Quando isso acontece, não tem jeito. Prazer, cravo!
Em termos gerais, o que acontece é que cada folículo capilar da nossa pele possui sua própria glândula sebácea, cuja missão é produzir um óleo para manter o corpo hidratado. Quando células mortas e impurezas acumulam nessa pequena abertura — que por sinal existem mais de 20 mil apenas no rosto —, surgem os comedões.
Ilustração que compara a diferença da pele sem lesão, com cravos claros e escuros. Fonte: Wikipedia.
- Cravos claros ou fechados: surgem quando a pele sobre a lesão permanece fechada, gerando bolinhas brancas. Permanecem claros por não manterem contato direto com o ar.
- Cravos escuros ou abertos: são resultado do processo de oxidação dos poros que, por estarem abertos, apresentam acúmulo de células, sebo, queratina e até resquícios de maquiagem e poluição, escurecendo devido ao contato com o ar.
Tá, agora você deve estar perguntando: mas, e as espinhas?
As espinhas nada mais são do que a evolução dos cravos no rosto, um estágio mais avançado deles. Ou seja, lesões de acne inflamadas por bactérias, que podem ser bem superficiais ou super profundas.
Como prevenir o aparecimento dos cravos
Você já sabe o que são e como nascem os cravos no rosto. Chegou o momento de falar sobre as medidas que podem evitar que apareçam ou mesmo eliminá-los de uma vez por todas.
- Rosto sempre limpo
Se você já esteve por aqui outras vezes, sabe o quanto falamos sobre a importância de adotar uma rotina de limpeza facial. Evitar cravos no rosto tem tudo a ver com manter a pele limpa.
Use um sabonete adequado para o seu tipo de pele e aplique-o duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir. Depois, a água micelar pode ajudar com a fase de tonificação, além de remover qualquer impureza teimosa que tenha permanecido sobre a derme mesmo após a lavagem.
Quando não há sujeira, as chances de entupimento dos folículos são bem menores, concorda?
- Alimentação balanceada
Falamos sobre a questão alimentar antes e voltamos a dizer que o aparecimento de cravos no rosto pode ter relação direta com o que você ingere. Frituras, gorduras e açúcar em excesso podem alterar a aparência da pele.
Para que a acne não ataque com frequência, tome cuidado com o que você ingere no dia a dia. Por falar em ingerir… alguns medicamentos também podem contribuir para o surgimento de cravos e espinhas. Preste atenção às reações do seu corpo, leia a bula e procure alternativas quando possível.
- Tratamento cosmético
Em muitos casos, a utilização de um cosmético de tratamento adequado pode ser a saída que você buscava para combater os cravos no rosto. Existem produtos que possuem ativos poderosos na sua composição, o que facilita - e muito - a conquista de uma pele mais bonita e saudável.
O Carica Papaya, por exemplo, tem propriedades medicinais anti bactericidas. O extrato da folha do mamão inibe o crescimento de bactérias e os resultados são cientificamente comprovados.
Outro exemplo é o Spiraea Ulmaria, agente seborregulador conhecido como ulmaria, que reduz a atividade sebácea das glândulas devido ao seu efeito adstringente. Já a Alantoína é um inegável agente cicatrizante. Três opções mais que interessantes para quem quer se livrar dos cravos no rosto!
Por fim, mas não menos importante, livre-se da tentação de meter as mãos onde não deve.
A gente sabe o quando parece irresistível espremer cravos e espinhas, sejam eles do tipo que forem. O que podemos dizer com 100% de certeza é: evite com todas as suas forças! A tentativa de extração pode agravar os sintomas, piorar a aparência e gerar um baita de um arrependimento.