Nova Cosméticos | Produtos Agradal e Loção Nova A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas compras

adicionado ao seu carrinho de compras.
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Dicas 15.01.20 POR Nova Cosméticos | Produtos Agradal e Loção Nova

Como hidratar pele oleosa mantendo um toque seco?

A maior parte da população brasileira tem pele oleosa. Se você faz parte desta fatia, saiba como cuidar dela da maneira certa e saudável.

como hidratar pele oleosa

Saber como hidratar pele oleosa pode ser um grande desafio para muitas pessoas. A título de curiosidade, você sabia que boa parte da população brasileira também tem? Esse é seu caso? Pois saiba que a oleosidade afeta pessoas de todas as idades e, quando não controlada, pode virar um problema, especialmente para as mulheres. 

Por outro lado, isso não significa que o corpo não precise de cuidados! É por isso que vamos ajudá-la a entender como hidratar pele oleosa, deixando-a bonita e saudável.

Como hidratar pele oleosa mantendo um toque seco?

Esta é uma pergunta que muita gente que tem pele oleosa faz diariamente. E já vamos respondendo que é possível sim hidratar sem brilho.

Como hidratar pele oleosa mantendo um toque seco?

“Ah, mas ela não tem aparência de ressecada, mesmo assim preciso passar creme?” Com certeza! E explicamos o porquê: a pele oleosa precisa de hidratação para que as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção da oleosidade, não sejam estimuladas a produzir mais óleo na tentativa de combater o ressecamento.

Neste caso, a hidratação atua na recuperação da vitalidade da pele e no controle da oleosidade. Para isso você vai precisar contar com hidratantes ideias para esse tipo de pele, de preferência que contenham matérias-primas vegetais e naturais.

Conhecendo a diferença entre os tipos de pele (oleosa, seca e mista)

Para entender os tipos de pele de uma forma ilustrativa, pense em uma linha imaginária com duas extremidades. Na primeira ponta estão as pessoas com pele seca, e no lado oposto aquelas com pele oleosa. No meio estão as com pele normal e mista.

Iniciamos nossa explicação pela pele seca. Como ela tem deficiência de reter sebo e água, seu aspecto é áspero e sem brilho. Mais do que isso, esse tipo de pele tem maior tendência a descamação e sensibilidade.

No caso da pele normal, como o próprio nome diz, ela é bem equilibrada. Sua aparência é de textura aveludada e lisa.

Por fim, temos a pele oleosa. Como produz excesso de sebo, sua aparência é de brilho intenso, alta umidade e com poros dilatados. Na maioria das vezes mulheres, e homens, com esse tipo de pele têm problemas com acne (em forma de cravos e espinhas no rosto).

E não é só a herança genética que contribui para essa oleosidade. Fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura também influenciam muito nesta questão.

Conheça o efeito rebote

Na ânsia por querer se livrar do aspecto oleoso, muitas mulheres usam produtos para retirar toda a oleosidade e hidratação natural da pele. Isso pode causar o efeito rebote, que é um mecanismo de defesa da pele em aumentar ainda mais a produção de sebo para repor a gordura que foi retirada. Com isso, a pele fica ainda mais oleosa. Ou seja, temos o resultado contrário do esperado.

Como já comentamos, é necessário hidratar a pele mesmo que ela seja oleosa. O importante é que esse processo seja feito de maneira equilibrada, usando produtos com boas matérias-primas e específicos para seu tipo de pele.

Tenha uma rotina de cuidados com a pele oleosa

Para manter a sua pele equilibrada, você precisa estabelecer uma rotina de cuidados diários. O importante é que esse processo seja levado a sério, mesmo naqueles dias em que você quiser dormir de maquiagem.

O primeiro da lista é saber como limpar o rosto. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, com sabonetes próprios para a pele do rosto. Mas aí vai um alerta: excesso de lavagem pode agredir a pele e levar ao tal efeito rebote que citamos anteriormente. Então, nada de exageros!

Como hidratar pele oleosa mantendo um toque seco?

O segundo passo é aplicar um adstringente, que ajuda a eliminar de vez as impurezas. Na sequência vem a hidratação, que pode ser aplicada uma vez ao dia. E para finalizar, protetor solar com ação controladora de óleo, no mínimo. 

Por último, antes de dormir, repita os passos de limpeza e aplique um hidratante com toque seco ou um creme secativo de espinhas, se for o caso. Dessa maneira, você terá uma pele protegida e livre de oleosidade.

Fácil, não é mesmo?

Procure produtos com ativos hidratantes ideias para peles oleosas

Agora que você viu como hidratar pele oleosa é necessário, vamos dar algumas dicas de ativos hidratantes específicos para ela.

O extrato de hamamélis, por exemplo, reduz irritações e inflamações e é ótimo para acne, segundo pesquisas científicas.

Como hidratar pele oleosa mantendo um toque seco?

Ele é rico em taninos, um composto natural da planta com poderosas propriedades antioxidantes, que podem ajudar a proteger sua pele contra danos externos. Ah, ele também age contra o envelhecimento da pele: em estudo em laboratório mostrou que a hamamélis ajudou a neutralizar os radicais livres nocivos.

O extrato de filipêndula também é cientificamente eficaz no combate à oleosidade.

Como hidratar pele oleosa mantendo um toque seco?

Considerado um seborregulador natural oriundo da planta Spirea ulmaria, o ativo atua fechando os poros do seu rosto. Dessa maneira, há uma “passagem” menor para o sebo sair para a superfície da pele.

Outra boa dica é o extrato de pepino. Essa matéria prima é rica em antioxidantes como vitamina C, K e beta-caroteno, segundo pesquisas, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.

Como hidratar pele oleosa mantendo um toque seco?

Tudo de bom, não é mesmo?

Agora que você já sabe como hidratar pele oleosa, que tal dar uma conferida em nosso hidratante e secativo?

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co