Nova Cosméticos A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas Compras
Você adicionou ao seu carrinho de compras.

O que deseja fazer agora?
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Dicas 07.11.19 POR Nova Cosméticos

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

O verão é uma das épocas mais aguardadas do ano. Dê uma olhada nessas super dicas para saber como hidratar a pele durante todos os dias na próxima estação!

como hidratar a pele

Para quem está em busca de uma aparência saudável, saber como hidratar a pele é processo indispensável. A hidratação deve ser encarada como rotina obrigatória, sem distinções de idade, gênero, épocas do ano, tons de pele e principalmente tipos.

Como assim tipos de pele?

O que queremos dizer com isso é que talvez você já tenha escutado boatos que dizem que pessoas que apresentam excesso de oleosidade devem passar longe dos hidratantes e até que certas partes do corpo não precisam de tanta atenção assim — como cutítula e pés ressecados, por exemplo. Não caia nessa!

Calma, a gente vai explicar tudo. Continue a leitura para descobrir mais sobre:

Hidratar o corpo é importante e ponto. Seja calor ou frio, tenha você pele branca ou negra, com zonas mais oleosas ou secas, independente se estamos falando do rosto, das costas ou dos membros.

Em outras palavras, é preciso hidratar-se bem e sempre!

Por que e como hidratar a pele

Embora a gente tenha dito que a hidratação é importante em todas as épocas, hoje falaremos mais sobre como hidratar a pele no verão. A atenção durante os meses mais quentes do ano é redobrada por uma série de fatores.

Não apenas os raios solares são mais intensos e a exposição ao sol é mais constante, como o verão também inclui deliciosos mergulhos no mar e na piscina — sem falar nas altas temperaturas.

A verdade é que todos esses excessos acarretam no ressecamento extremo da pele, tornando-a mais vulnerável a questões como envelhecimento precoce, queimaduras, hipersensibilidade e doenças como a micose.

Para proteger a barreira cutânea e evitar a perda de água, especialmente durante o verão, confira as 7 dicas essenciais abaixo:

#1 Use e abuse do filtro solar

Talvez nem fosse preciso debater sobre esse ponto, mas não custa lembrar: se você quer aprender como hidratar a pele de uma vez por todas, precisa incluir o protetor na sua lista de compras!

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

Não espere chegar à praia para passar filtro solar. A indicação é que o produto seja aplicado sobre todo o corpo, pelo menos 20 minutos antes da exposição, com reaplicação a cada três horas.

Além de previnir o envelhecimento precoce, ele evita o aparecimento de manchas no rosto.

#2 Água, água e mais água

Os produtos cosméticos ajudam muito na hidratação externa do corpo, mas para que funcionem de verdade você tem que fazer a sua parte. Isso quer dizer: hidrate seu organismo. 

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

Aqueles dois litros de água por dia? Tome! Se você torce o nariz para a água, experimente alternativas naturais, como sucos ou chás gelados naturais. Vale o lembrete de evitar bebidas industrializadas, como sucos de caixinha, refrigerantes e qualquer bebida que contenha aditivos.

#3 Livre-se do sal e do cloro

Aproveitou um banho de mar, sol ou piscina? Certifique-se de tomar uma ducha de água doce logo depois, de preferência em temperatura ambiente.

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

Sal, cloro e areia contribuem para o ressecamento da pele e, em casos mais graves, podem gerar fissuras que são um convite para a contaminação por microorganismos.

#4 Adeus, esponja

As buchas de banho podem até dar a impressão de uma limpeza mais profunda, mas a realidade é outra. A contraindicação parte do princípio de que o uso muito frequente remove a oleosidade natural do corpo, que funciona como uma barreira protetora contra ressecamento, alergias e contaminações.

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

Além disso, a fricção repetitiva da esponja sobre os tecidos corporais pode causar irritação e até agravar cortes e feridas.

#5 Evite banhos muito quentes

O clima já afeta muito a hidratação do corpo. Agora, imagine, se além de todo o calor do verão, ainda tomarmos banhos quentes demais. A alta temperatura da água altera a textura da pele, gerando pontos com ressecamento excessivo.

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

Em alguns casos, pode causar dermatite seborreica. A doença pode causar descamação da pele e do couro cabeludo, com áreas avermelhadas, queda de cabelo e surgimento de caspa.

#6 Cada hidratante no seu quadrado

Cada parte do seu corpo merece um creme hidratante específico. Em outras palavras, não use creme para o corpo no rosto. Preste atenção especial às extremidades, como face, pés e mãos.

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

Por serem zonas com necessidades muito específicas, precisam que os produtos escolhidos proporcionem a hidratação adequada.

#7 Geladeira neles!

Saber como hidratar a pele no verão também é enxergar novas possibilidades. O calor é tanto que nem dá vontade de passar o hidratante por causa daquela sensação melecada? Coloque o produto na geladeira e prefira fazer a aplicação logo após o banho, quando a absorção é melhor.

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

Assim, além de hidratar, o geladinho do creme ainda traz alívio imediato!

Escolhendo os produtos certos

As dicas com certeza ajudam para quem está buscando uma rotina eficaz para manter a pele sempre bonita e saudável. Mas existe um outro ponto importante para que a hidratação funcione: os ingredientes dos produtos.

Muita gente não se atenta para isso, mas checar as matérias-primas na composição dos hidratantes é superimportante para garantir melhores resultados. O segredo? Dê preferência aos produtos com agentes hidratantes naturais.

Na dúvida, busque algum desses nomes na lista de ingredientes, com eficácia comprovada cientificamente!

Helianthus Annuus

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

Vulgo, óleo de semente de girassol. Promove a síntese lipídica e hidratação da pele, mantendo a maciez e a suavidade. Por ser rico em vitamina E, tem efeito reparador e é indicado no combate à acne.

Prunus Amygdalus Dulcis Oil

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

Nome oficial do já conhecido óleo de amêndoas. Antioxidante poderoso, rico em compostos fenólicos e vitaminas, tem efeito emoliente e aumenta a elasticidade da pele — consequentemente, combatendo o aparecimento de rugas e estrias.

Cucumis Sativus

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

Para o tratamento estético, o extrato de pepino tem propriedades anti inflamatórias. Também é rico em antioxidantes, a exemplo do beta-caroteno e das vitaminas C, K e B5.

Panthenol

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

A pró-vitamina B5 é uma substância higroscópica — capaz de atrair e manter moléculas de água na sua estrutura química, oriunda do mel. Isso significa que o panthenol é ótimo na hidratação profunda da pele. Também atua como cicatrizante, antiinflamatório e reparador de tecidos danificados.

Vitis Vinifera Oil

Como hidratar a pele no verão: 5 dicas essenciais

Óleo de semente de uva contém uma alta concentração de flavonoides e polifenóis, o que o torna um excelente antioxidante natural. Assim como o panthenol, tem propriedades anti inflamatórias e cicatrizantes, além de exercer atividade antimicrobiana.

Ufa! Agora que você já sabe todos os principais pontos sobre como hidratar a pele e manter uma aparência sempre saudável, chegou a hora do conselho final. A gente sabe que, no verão, o corpo sofre muito com tamanha exposição ao sol, ao calor, ao sal, ao cloro e à água. Por outro lado, estamos expostos a fatores externos durante o ano inteiro.

Com a troca das estações, busque sempre informações sobre como a hidratação deve ser realizada em cada clima, uma vez que este é um processo que deve ser realizado de maneira específica, respeitando a pele e as condições climáticas.

Aproveite que você está por aqui e compartilhe nos comentários o que você costuma fazer para manter a pele hidratada na sua rotina diária!

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co
Conecte-se com seu Facebook na Nova Cosméticos

Primeira vez
por aqui?

Preparamos uma surpresa
incrível para você! Conecte-se com
seu Facebook para descobrir.