Nova Cosméticos | Produtos Agradal e Loção Nova A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas compras

adicionado ao seu carrinho de compras.
IR PARA LOJA
Blog da Nova
Dicas 28.02.20 POR Nova Cosméticos | Produtos Agradal e Loção Nova

Como esfoliar o rosto sem prejudicar a saúde da pele?

Está em busca de dicas para ter uma cútis linda e renovada? Confira dicas importantes de como esfoliar o rosto sem agredir a pele.

Como esfoliar o rosto

Você sabe qual a importância e como esfoliar o rosto? Essa é uma dúvida muito comum, porém nem sempre temos as respostas corretas.

A questão é que se você quer uma pele renovada e livre de células mortas deve com certeza adotar essa prática!

Existem dois tipos de esfoliação: a química e a mecânica. A primeira ocorre através de cremes compostos. Geralmente eles contêm ácidos em sua composição, que fazem com que as células mortas se desprendam. Já a esfoliação mecânica é aquela que retira as células a partir do atrito. Como é mais fácil de realizar em casa, vamos falar sobre ela neste blog post.

Quer saber como deixar sua pele lisinha e linda, sem prejudicá-la? Continue a leitura que te contamos tudo!

Saber como esfoliar o rosto já faz bem há séculos

Daí você lê os artigos hoje em dia e pensa que só agora a esfoliar a pele está na moda, certo? Puro engano! Faz muito tempo que isso faz parte da rotina de cuidados para o rosto.

No Egito, por exemplo, há relatos sobre o uso de uma variedade de métodos para fazer a esfoliação mecânica. Pedras-pomes e partículas de alabastro eram abrasivos populares na época. Além disso, usava-se areia e Aloe vera como esfoliantes para a pele.

Como esfoliar o rosto sem prejudicar a saúde da pele?

A própria Cleópatra costumava tomar banho de leite azedo. O líquido contém ácido lático e era usado como esfoliante químico. Podia não ser o método mais revolucionário, mas Cléo já estava antenada nos cuidados com a pele!

Esfoliar, mas sem prejudicar

Embora seja um procedimento simples, esfoliar o rosto exige alguns cuidados. 

Um erro que muita gente comete ao fazer a esfoliação é exagerar na frequência. Esta é uma dica valiosíssima: de jeito nenhum repita esse hábito todos os dias.

A explicação é porque os agentes esfoliantes do produto podem criar pequenas lesões na pele. Com isso, eles abrem espaço para possíveis infecções cutâneas. Outra questão é que você pode acabar comprometendo a camada hidrolipídica da pele. Sabe aquela ação de esfregar demais? Ela pode deixar sua epiderme exposta demais às agressões externas e até mesmo mais sensível aos raios UV. O resultado pode até ser o oposto: sua pele vai ficar sensível, ressecada e danificada.

Como esfoliar o rosto sem prejudicar a saúde da pele?

Então, a recomendação é no máximo 3 vezes por semana, ok?

Se você fizer a esfoliação em casa, busque usar um produto dermocosmético com partículas microesfoliantes. Mas aqui vai um alerta: procure aqueles com partículas abrasivas naturais que não contenham microplásticos. O meio-ambiente e sua pele agradecem!

Como esfoliar o rosto em 4 passos:

1. Aplique o produto na pele úmida fazendo movimentos circulares com os dedos. Massageie suavemente, sem aplicar muita pressão;

2. Enxague o rosto com água, retirando todo o produto;

3. Aplique o hidratante. Essa parte é fundamental quando falamos como limpar o rosto. E vale inclusive para hidratar pele oleosa;

4. Se a esfoliação for feita durante o dia, aplique por último o protetor solar.

Mitos sobre a esfoliação de pele que você deve saber

Agora que você aprendeu a importância e como esfoliar o rosto precisamos conversar sobre os mitos existentes sobre o assunto. E olha que não são poucos!

Para facilitar, listamos quatro deles que achamos importante te colocar a par:

Mito: qualquer esfoliação danifica a pele, mesmo que você tenha cuidado.

Verdade: você só vai prejudicar o rosto se fizer a esfoliação com produtos que contenham partículas grandes de forma irregular. Composições com polietileno, rochas vulcânicas e até conchas moídas realmente podem ocasionar problemas.

Mito: você consegue remover os cravos com a esfoliação.

Verdade: os cravos no rosto se formam profundamente no poro, onde nem os melhores esfoliantes conseguem alcançar. O “ponto preto” que você enxerga nada mais é do que a parte que fica em contato com o ambiente, portando, oxidada. Ou seja, mesmo aqueles que prometem fazer milagres, na verdade só removem a parte mais externa do problema.

Mito: quanto mais esfregar mais a pele vai ficar livre da acne.

Verdade: este é um dos mitos que você deve fugir de todo jeito. Isso porque a remoção de espinha no rosto, assim como os cravos, não pode ser feita só com uma esfoliação. E quanto mais você esfregar o produto, que é abrasivo, só vai resultar em vermelhidão e irritação para sua pele.

Mito: a esfoliação só é eficaz quando formigar a pele.

Verdade: alguns esfoliantes contêm em sua composição mentol, hortelã e eucalipto, que formigam ao entrar em contato com a pele. Porém, não confunda essa sensação com limpeza profunda. Ela só significa que sua pele está irritada. Por isso evite esse tipo de esfoliação.

Esfoliar, mas com qualidade

Agora que você já sabe exatamente como esfoliar o rosto sem prejudicar a saúde da pele, busque produtos que realmente sejam eficazes no tratamento. Por isso:

Gostou do conteúdo? Pronta para entrar no mundo da esfoliação? Então não deixe de conferir um dos nossos best-sellers!

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co