Nova Cosméticos A Nova Cosméticos é detentora das duas marcas (Loção Nova e Agradal) e faz a comercialização e a distribuição de todos os produtos.

Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
X
Fale Conosco:
Aguarde, enviando contato!
IR PARA LOJA

Blog da nova

Fale Conosco

Dicas 29.04.19 POR Nova Cosméticos

Espinha no rosto: como se livrar delas de uma vez por todas?

Ninguém merece aparecer com uma espinha no rosto - especialmente naquele dia especial. Temos algumas dicas para que elas desapareçam de vez!

Você acorda de manhã, cheia de energia, pronta para enfrentar mais uma semana. Quando olha no espelho, lá está ela: uma espinha no rosto. Pois é, se você acha que acne é coisa de adolescentes, temos uma péssima notícia.


Espinha no rosto não tem idade. Pode, sim, ser mais comuns nos teens, embora não seja uma exclusividade dessa faixa etária. A bendita também assombra as crescidinhas e crescidinhos e são mais comuns do que você imagina - principalmente em mulheres!


A verdade é que cerca de 95% das pessoas terão que lidar com a acne em algum período de suas vidas, de acordo com pesquisas da Mario Badescu. Além disso, metade da população feminina sofre com espinha no rosto - índice que aumenta ainda mais durante a gravidez.


Sabemos que os números não são nada animadores. Mas, calma! Nós temos a solução e ela é mais simples do que você imagina.


Antes de sair por aí achando que sua pele não tem mais jeito, vamos entender melhor os motivos do surgimento da espinha no rosto, para depois apresentar alguns passos essenciais para combatê-las com eficiência.


Espinha no rosto: como e por que ela aparece

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) diz que acne é o aparecimento de cravos e espinhas que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.


Em outras palavras, são lesões que comprometem o visual estético da pele, podendo gerar danos psicológicos, como insegurança, timidez, baixa autoestima e até mesmo depressão, em casos mais raros.


Quando aparecem em adolescentes, espinhas estão principalmente relacionadas aos hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na fase da puberdade e alteram os níveis de gordura no corpo.


Já na fase adulta, podem tanto ter relação com predisposição genética ou casos crônicos, quanto serem pontuais.


A espinha no rosto que você encontrou hoje pela manhã, por exemplo, pode ter aparecido por uma série de fatores. De repente, você não tem uma rotina de limpeza ideal para a remoção das células mortas. Ou, ainda, talvez você esteja se aproximando do seu período menstrual. Para algumas mulheres, a causa pode ser algum tipo de alteração hormonal e até mesmo um sinal de que a vida anda corrida demais.


Independente das possíveis causas para o aparecimento de acne na idade adulta, existem alguns passos básicos para eliminar a espinha de vez, assim como evitar chances de surpresas futuras.


Isso é o que veremos a seguir.


Como eliminar espinha no rosto de uma vez por todas

Chega de mi-mi-mi. Agora que você entendeu melhor o contexto da indesejada espinha no rosto, vamos ao que interessa.


Aqui está um guia prático para que você tire de vez a acne da sua vida. Vamos lá!


#1 Cuidado com o sol

Pegar um solzinho de vez em quando é ótimo por uma série de fatores. Além de garantir uma cor linda e manter o bronze durante todo o ano, pegar sol em horários específicos contribui para o equilíbrio da vitamina D - componente importante para manter a boa saúde.


Mas, cuidado! Tanto o bronzeamento natural quanto o artificial podem ser perigosos para pessoas que lidam com espinhas. O ato de bronzear-se sem algum tipo de proteção solar ou em horários inadequados pode tanto causar câncer e envelhecimento precoce, quanto também aumentar a oleosidade da pele e camuflar o aparecimento de novas lesões.


Por isso, use proteção solar e respeite o horário recomendado pela SBD: evite exposição solar entre 10 e 16 horas!

 

#2 Não toque em nada

É quase irresistível manter as mãos longe do rosto quando uma espinha aparece. Resista! Nada de espremer a pele, tirar casquinhas ou forçar a saída de um cravo do nariz ou da testa, por exemplo.


Deixe sua acne em paz! Mexer nas lesões só machuca a região ainda mais, além de causar infecções e correr o risco de deixar o rosto marcado permanentemente.


#3 Evite exageros

Acne, esteja ela na fase que estiver, não é resolvida com limpeza excessiva. Portanto, não exagere! Lavar e esfregar a área afetada muitas vezes ao dia pode aumentar a sensibilidade da pele e, de quebra, estimula a produção de sebo (ou “óleo” como conhecemos popularmente) pelas glândulas sebáceas.


Ou seja, o efeito torna-se exatamente ao contrário. Você lava o rosto várias vezes ao dia e o seu organismo entende que é preciso produzir mais sebo para “compensar” o que foi retirado. A SBD recomenda: lave o rosto duas vezes ao dia. Pela manhã e à noite.


O mesmo vale para uso desenfreado de produtos. Aplicar várias loções, géis, esfoliantes e sabonetes não vai fazer com que sua espinha no rosto desapareça mais rapidamente. Além de machucar sua pele, de quebra você acaba com seu orçamento! É uma prática que pode, inclusive, ter o efeito contrário - com direito a episódios de ressecamento extremo, descamação, irritação e vermelhidão.


#4 Não fuja do hidratante, filtro solar e tratamento adequado

Muita gente pensa que o uso de hidratantes e protetores solares piora a acne. Mas isso é mito! O segredo está em escolher o produto certo para o seu tipo de pele e adotar uma rotina adequada de aplicação.


Existem hidratantes, inclusive, que combinam funções adstringentes à eliminação de poros dilatados. Tudo em um único produto. Afinal, ninguém merece gastar dinheiro com diversos produtos, sendo que há soluções super práticas no mercado, não é mesmo?


Para a utilização à noite, como a proteção solar não é necessária, opte por produtos com ativos anti-acne - os chamados secativos - , mas sempre aliado a agentes hidratantes.


#5 Mantenha a pele limpa

Falamos acima sobre não lavar o rosto em excesso, mas é imprescindível manter o rosto limpo para que as espinhas sumam e a epiderme esteja pronta para absorver os princípios ativos de um creme de tratamento anti-acne.


Por que isso é necessário? Nós explicamos.


Ao longo do dia, a pele do corpo inteiro está em constante regeneração. Ou seja, todos os dias, milhares de células morrem, mas milhares nascem ao mesmo tempo! Mais precisamente, de acordo com estudos, cerca de 30 a 40 mil células da pele morrem por HORA. Sim, você leu certo! Ao final de um dia, você perdeu quase 1 milhão delas.


Agora imagine essas milhares de células mortas, aliadas à oleosidade, resíduos de maquiagem e poluentes, obstruindo cada um dos 20 mil poros (aqueles pequenos buraquinhos que vemos bem de perto) que temos em nosso rosto?


Temos então a chamada oclusão dos poros, que, no bom português, significa um buraquinho do nosso rosto cheio de impurezas. Esse é o terreno perfeito para a temida espinha no rosto que surgiu hoje de manhã.


A boa notícia é que para driblar todo esse processo que acontece no seu rosto uma boa limpeza garante que a pele esteja preparada para o tratamento. Utilize um sabonete líquido específico para área do rosto, combinado com um adstringente e um esfoliante facial. Há quem prefira a chamada água micelar, que tem propriedades semelhantes ao adstringente. Esse trio garantirá uma pele limpa, purificada e tonificada.


Por fim, lembre-se sempre que cuidar da espinha no rosto é se importar com você mesma. Seu bem-estar físico e emocional!


Portanto, não faça pouco caso das espinhas - nem das suas, nem das dos outros. Siga o passo a passo que indicamos aqui para perceber as mudanças em poucos dias. Ah, e caso as lesões sejam persistentes ou muito expressivas, procure um dermatologista.


Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de tudo sobre cuidados com a pele. Até a próxima!

 

 

Produtos Relacionados

Confira esses outros artigos super legais

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA NOVA

Nova Cosméticos Ltda EPP - CNPJ: 08.206.081/0001-92 Desenvolvido por oxigenium.co
Conecte-se com seu Facebook na Nova Cosméticos

Primeira vez
por aqui?

Preparamos uma surpresa
incrível para você! Conecte-se com
seu Facebook para descobrir.